20 maio 2008

Polidactilia


Hoje venho aqui falar-vos de uma característica um pouco invulgar em nós, que não nos é específica, mas sim que abarca um largo número de espécies tais como porquinhos da Índia, cães, gatos, humanos, entre outros.
A palavra deriva do grego poly que significa muitos, e daktulos que significa dedos, ou seja muitos dedos. Isto porque o significado desta alteração genética é a existência de dedos adicionais em nós gatos.
Normalmente nós temos 18 dedos, 5 em cada pata dianteira e 4 em cada pata traseira. Quando um de nós tem polidactilia, o número de dedos pode aumentar até 25, distribuídos pelas diversas patas (o caso conhecido de 25 dedos distribuía-se com 7 dedos em cada uma das patas posteriores e as duas anteriores com 6 e 5 dedos). O contrário desta alteração é a sindactilia, em que alguns dedos durante o processo de formação não se separaram, ficando unidos, reduzindo visualmente o número de dedos do indivíduo.
No nosso caso (Maine Coons) esta alteração não é autorizada em shows, sendo que qualquer gatinho que apresente polidactilia num concurso é imediatamente excluído. Claro, tal como tudo onde há uma regra, há uma excepção… o “Pixie Bob”, é a única raça de gatos que é reconhecida internacionalmente como tendo mais do que o número normal de dedos.
Neste momento existem duas facções de criadores, os defensores de um gato “normal” por assim dizer, que apenas fazem criação de gatos com 18 dedos, recusando os que tenham número diferente de dedos. E os defensores da polidactilia, que dizem que esta deve ser diferenciada entre a real e a derivada de doenças tal como o sindroma de Ellis-van Creveld, que provoca outros problemas tal como mal formações do coração. Para eles a real deve ser aceite como uma característica dos Maine Coons.

Podem consultar mais informações sobre a polidactilia no site (em inglês) Maine Coon Polydactyls www.mcpi.org

Como curiosidade… sabiam que se pensa que o conhecido Winston Churcill era um polidacta? Afinal vocês humanos têm gente famosa polidacta!

Purrr... Até à próxima!
Big

Um comentário:

Anônimo disse...

First!! =^-^=

Ok, mais uma curiosidade que desconhecia...nunca tinha reparado nisso (tb nunca reparo em nada, lol).
Eu se fosse aos gatos revoltava-me, impedirem do os participarem é discriminaçao!! "we catz have rightz too, mew".
Com muitos ou com poucos dedos não deixam de ser fofos.

Bjs (e festinhas ao big)